O Estado Intermediário

4ª Parte.

5.3 O Céu é um Lugar de Descanso Para Aquele Que Morre em Cristo

De acordo com a narrativa de Lucas, entendemos que o céu (paraíso) é também um local determinado e que os salvos vão para lá assim que morrem. Lá no céu eles são consolados (Lc 16.25).

Entendo que os que são salvos, tanto os que morreram no passado como os que morrem no nosso tempo presente, já estão no paraíso junto com o Senhor, gozando a delícia de viver eternamente com Cristo. Esse texto de Lucas é muito claro, quando ele diz que: “o mendigo Lázaro foi levado pelos anjos para o Seio de Abraão” (paraíso), esse fato ocorreu após a sua morte. Não está dito que ele teve que ficar um tempo esperando em qualquer outro lugar até que Cristo morresse e ressuscitasse, para que pudesse viver as bênçãos do paraíso.

Outra passagem muito pertinente é a que está registrada em Lucas 23.39-43, onde os dois malfeitores estavam sendo crucificados junto com o Senhor, mas um deles se arrepende e pede que o Senhor se lembre dele, quando o reino messiânico for instalado (Lc 23.42), ao que Jesus respondeu:” Em verdade te digo, que hoje estarás comigo no paraíso”. Observe que Jesus Cristo disse ao ladrão na cruz que estariam juntos no paraíso “hoje”. Jesus não disse que ele estaria no paraíso, no céu, após a sua ressurreição que ocorreria dali a três dias, mas que ele iria para o paraíso naquele mesmo dia. Portanto devemos entender que a morte do justo, do salvo em Cristo Jesus, o capacita para já, a partir desse momento, gozar das bênçãos celestiais com Cristo Jesus.

Podemos também compreender que quando a Bíblia fala de céu (no sentido de morada eterna dos santos), Seio de Abraão e paraíso, se tratam do mesmo lugar.

Muitas pessoas não acreditam que exista este lugar, que isto é tão somente uma metáfora, um sentido figurado para consolar aqueles que estão a caminho da morte. Mas quando lemos 2Co 12.1-4, vemos Paulo relatando que foi arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12.2). e ele chama este terceiro céu de paraíso (2 Co 12.4). Paulo diz que ouviu palavras inefáveis ( que não se pode exprimir por palavras, indizível, encantador, inebriante). A maioria dos estudiosos bíblicos entende o seguinte a respeito dos três céus:

a) o primeiro céu seriam as nuvens ou céus atmosféricos:

b) O segundo céu é o espaço estelar

c) O Terceiro céu é o paraíso

Portanto entende-se claramente que existem pelo menos 3 céus distintos e o terceiro é o paraíso. Se existem mais céus nós não sabemos,k mas três estão descritos nas sagradas Escrituras. E é para esse terceiro céu que estão as almas dos mortos em Cristo.

5.4 - Aqueles que Morrem Estão Conscientes e Ativos

Vamos voltar ao texto de Lucas 16. Já vimos que o mendigo Lázaro foi para o paraíso (seio de Abraão) e que o rico foi para o HADES (inferno). E lá no inferno o homem rico:

Ao analisarmos este texto, percebemos que o homem rico estava no HADES (Inferno) com todos os seus sentidos ativos: viu (visão), clamou, falou, conversou (fala), teve sede, sentiu tormento das chamas (sentidos de sobrevivência aguçados), teve lembranças e entendimento sobre o que falavam (consciência do presente e do passado). Portanto entendemos que todo aquele que morre, esteja no céu, ou no inferno, estão vivos e conscientes. Sabem exatamente porque estão ali. Seja no céu ou no Inferno.

Abraão já havia morrido há muitos anos, mas ao que tudo indica, nem ele, nem Lázaro estavam dormindo, ou numa condição de inconsciência, pois se não fosse assim o rico, não iria pedir para enviar Lázaro a terra novamente.

Amados, esta é a quarta parte deste estudo. Muito mais ainda iremos ver. Na próxima postagem. Vamos analisar algumas passagens do livro de Apocalipse para dar respaldo a tudo que estou mostrando aqui.
Gostaria muito que vocês lessem os textos na Bíblia para certificarem dos fatos aqui relatados e também para fazerem perguntas sobre alguma inconsistência encontrada.
GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMAS PERGUNTAS A VOCES.

1 - Vocês acreditam que o inferno é real ou é somente um simbolismo?
2 - Se existe o inferno, uma vez lançado lá a pessoa deixa de existir?
3 - Se existe um inferno, uma vez lançado lá a pessoa vive neste local eternamente e vivo?
4 - Se inferno não existe como ficam as almas dos mortos sem cristo?

Fiquem com Deus.

Pr. Paulo Roberto Costa da Paixão