O Estado Intermediário

7ª Parte.

Com esta postagem encerro a última parte do estudo sobre o Estado Intermediário, ou seja, onde estão os mortos? De que forma estão? Estão dormindo? Estão acordados? Estão Conscientes ou inconscientes?

Dormir na Bíblia, quando se fala de morte, refere-se ao corpo

8.5 - A Alma Não Dorme

No primeiro texto nós vemos a descrição da morte de Moisés. No segundo texto nós temos a descrição da transfiguração de Jesus, onde aparece Moisés, acordado, consciente e conversando com Jesus.

Algo importante de se observar é que todas as vezes que aparece a palavra dormir em relação a morte não se trata da alma e sim do corpo. Quem dorme é o corpo e não a alma. Quando estamos cansados, na nossa vida terrena, dizemos: vou deitar um pouco para descansar ou vou me deitar e dormir um pouco. Estamos fazendo para descansar quem? A alma ou o corpo? Quem se cansa? A alma ou o corpo?

Por que entendemos que se refere ao corpo e não a alma?

É muito simples. Jesus sempre enfatizou aos discípulos que ele iria morrer e ressuscitar e que o mesmo aconteceria com todos os homens, sendo uns para vida eterna com Deus e outros para a morte eterna no inferno.

Portanto quando olhamos os textos percebemos claramente que a referencia a sono é para o corpo, pois não se ressuscita a alma, o espírito e sim o corpo. Os corpos de todos os que já morreram, hão de acordar no momento da ressurreição. Eles serão vivificados. Portanto todos os que falavam que uma pessoa que havia morrido estava dormindo estava correto, pois na ressurreição eles iriam reviver. Não importa de que forma morreram. Se no mar, se foram queimados, comidos por animais, etc. todos estão na verdade dormindo, pois no momento determinado por Deus todos eles, e nós também se já tivermos morrido, seremos acordados para comparecermos diante de nosso Senhor.

Vamos ver alguns textos para entendermos melhor.

Mateus 9.23-26: “Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse: Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele. Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. E a fama deste acontecimento correu por toda aquela terra”.

Marcos 5 .38-42: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados”.

Lucas 8. 52-55: “E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer”.

Jesus quando falava da filha do chefe da sinagoga, que havia morrido, ele afirmou que ela não estava morta, mas dormia. Jesus queria dizer que o seu corpo estava dormindo e não o seu espírito, a sua alma.

João 11.11-14: “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu”.

Jesus ao falar de Lázaro, ele afirmava que ele estava dormindo e depois para que os discípulos o entendessem lhes disse que Lázaro havia morrido. Jesus afirmava que Lázaro havia adormecido e que ele iria para despertá-lo. O que estava dormindo? O corpo ou a alma? Evidentemente que Jesus foi para despertar o corpo que estava dormindo na sepultura, pois o espírito não morre nem dorme.

1 Coríntios 15.20-21: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos”.

Este texto das Escrituras é realmente muito esclarecedor. Paulo afirma que Cristo ressuscitou dentre os mortos e afirma também que Ele foi as primícias dos que dormem (dos que já haviam morrido). Jesus ressuscitou em um corpo glorificado para nos mostrar e nos dar a esperança que tal aconteceria com todos os que nele crescem. Agora vamos analisar esta passagem: Jesus teve o seu corpo ressuscitado ou seu espírito?. Se Jesus é o exemplo da ressurreição para os que já morreram, por que não é dito que após a sua morte o seu espírito estava dormindo aguardando o momento da ressurreição? Então por que Jesus diz ao ladrão na cruz que eles estariam juntos naquele mesmo dia no Paraíso e não dali a três dias? Observe que Jesus ressuscitou somente no terceiro dia e o ladrão não ressuscitou ainda, pois o seu corpo está dormindo aguardando a ressurreição, mas o seu espírito, naquele mesmo dia foi se encontrar com Jesus. Será que após a morte, o espírito de Jesus ficou dormindo aguardando a ressurreição? Claro que não, o corpo sim, estava dormindo aguardando o momento de ser despertado, mas o espírito estava ativo, acordado e consciente.

Portanto, por tudo que está registrado na Bíblia, entendo que a doutrina do sono da alma é um tremendo equívoco ou má intenção.

Espero que este estudo tenha ajudado a entender como estão os mortos, tanto os que estão em cristo, como os que não estão.
Se ficou algo ainda obscuro, espero que você faça o questionamento para que eu possa trazer se possível uma resposta bíblica e convincente.
No mais, agradeço a todos os que se interessaram pelo assunto e acredito que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas que existiam sobre este assunto.
Um grande abraço a todos. Que a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Pr. Paulo Roberto Costa da Paixão